domingo, 30 de outubro de 2016

Consequências do abuso de esteroides anabolizantes

O uso de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) está cada vez mais difundido, principalmente entre praticantes de atividade física e atletas. As principais causas apontadas para o uso de anabolizantes incluem: insatisfação com a aparência física, baixa autoestima, pressão social, o culto pelo corpo que a nossa sociedade tanto valoriza e a falsa aparência saudável. Estudos estimam que um número tão alto quanto 30% dos praticantes de academia abusam ou já abusaram do uso de hormônios para tal fim. Uma parcela não desprezível dos usuários tem uma percepção equivocada de que o uso de EAA é seguro ou que os efeitos adversos são controláveis, o que é um verdadeiro erro. Os esteroides anabolizantes oferecem riscos graves à saúde física e mental.



O uso de EAA compreende o abuso de testosterona e seus derivados. A testosterona permanece ainda como o EAA mais popular devido ao seu baixo preço, acesso relativamente fácil e dificuldade de distinguir, em exames de sangue, a testosterona exógena da endógena. Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), doping é definido como o uso de qualquer substância endógena ou exógena em quantidades ou vias anormais com a intenção de aumentar o desempenho do atleta em uma competição. No Brasil, os EAA foram considerados agentes dopantes a partir de 1985, segundo publicado na Portaria 531, de 10 de julho de 1985.  Na medicina, o uso da testosterona está indicado em alguns casos bem específicos, como no hipogonadismo masculino (situação em que os homens deixam de produzir ou produzem testosterona em menor quantidade do que o normal), alguns casos de transsexualismo e sarcopenias. 
Os efeitos dos EAA sobre o comportamento dos usuários há muito tempo têm sido pesquisados, assim como os vários efeitos adversos em diferentes órgãos e sistemas do corpo (vide tabela abaixo). Além disso, já está comprovado que os EAA podem induzir efeitos sobre o sistema de recompensa do cérebro, o que pode tornar os usuários  mais suscetíveis ao abuso de outras drogas. Normalmente os usuários de EAA usam hormônios em doses extremamente elevadas, aumentando ainda mais os risco!

EFEITOS CARDIOVASCULAR
- Dislipidemia (alteração dos níveis de gordura no sangue)
- Doença aterosclerótica (formação de placas dentro dos vasos, podendo levar à infarto cardíaco e derrame cerebral)
- Cardiomiopatia (aumento do músculo cardíaco, prejudicando seu funcionamento)
- Arritmias
- Anormalidades de coagulação
- Hipertensão Arterial
NEUROPSIQUIÁTRICOS
- Distúrbios do humor e depressão, inclusive com relatos de suicídio
- Comportamento agressivo e violento
- Alteração cognitiva e de memória
- Dependência de EAA
- Aumento do abuso de outras drogas


MUSCULOESQUELÉTICO
- Fechamento prematuro das cartilagens de crescimento (adolescentes), prejudicando crescimento
- Ruptura de tendões


RENAL
- Falência renal secundária à rabdomiólise (lesão muscular)
- Glomeruloesclerose (fibrose no rim, prejudicando seu funcionamento)
- Câncer renal
PROBLEMAS HORMONAIS - HOMENS
- Supressão de hormônios importantes na produção endógena de testosterona (hipogonadismo), levando a perda de libido, distúrbios de ereção, atrofia dos testículos
- Ginecomastia (aumento das mamas)
- Aumento da próstata
- Câncer de próstata
- Infertilidade


PROBLEMAS HORMONAIS – MULHERES
- Supressão de hormônios importantes na produção endógena de estrogênios, levando a distúrbios da menstruação
- Infertilidade
- Atrofia das mamas
- Excesso de pelos e alopecia (perda de cabelo do couro cabeludo)
- Aumento do clitóris
- Alteração da voz (IRREVERSÍVEL)


DERMATOLÓGICO
- Acne
- Estrias
- Excesso de pelos e alopecia (perda de cabelo do couro cabeludo)
HEPÁTICOS (fígado)
- Inflamação e colestase
- Hepatite
- Câncer de fígado

Como podemos ver na tabela acima, os EAA são drogas que podem provocar efeitos colaterais gravíssimos. Ainda assim, os usuários de EAA continuam usando tais substâncias de maneira desenfreada, sem considerar os efeitos colaterais ou julgando, erroneamente, que os benefícios são maiores do que os riscos. Testosterona só deve ser usada, em doses adequadas, se há uma necessidade clínica que justifique seu uso! 
Médicos sérios e éticos não compactuam com o uso de anabolizantes para fins de melhorar desempenho ou forma física. Se você quer melhorar seu desempenho físico ou composição corporal, procure uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas e educadores físicos, buscando adequar sua dieta e rotina de exercícios para atingir o seu objetivo!

Fontes:
1. Pope HG Jr, Wood RI, Rogol A, et al. Adverse health consequences of performance-enhancing drugs: an Endocrine Society scientific statement. Endocr Rev 2014; 35:341.
2. Nieschlag E., Vorona E. Medical consequences of doping with anabolic androgenic steroids: effects on reproductive functions. European Journal of Endocrinology 2015; 173, R47–R5.
3. Snyder,PJ. Use of androgens and other hormones by athletes. In: UpToDate, literature review current through: Sep 2016.

Dra. Fernanda Meneghini Fleig
Médica Endocrinologista
CREMERS 33.785 - RQE 28.970

Nenhum comentário:

Postar um comentário